logotipo
35 anos de rock'n'roll

Conheça nossas redes sociais!

Música do Dia


DREAM THEATER - Untethered Angel

  • SP Rock Show: Sepultura comanda a festa na capital paulista

    Quinta, 13 de dezembro de 2018
  • Jordan Rudess relembra histórias e toca clássicos em show solo no Rio

    Terça, 11 de dezembro de 2018
  • Mötley Crüe: cinebiografia “The Dirt” será lançada em março

    Segunda, 10 de dezembro de 2018

Profana Aliança Nacional: culto ao metal extremo em SP

PROFANA ALIANÇA NACIONAL RITUAL IV

Fofinho Rock Club, SP/SP (07/12/2013)

 

Texto por Marli Cardoso e fotos por Claudio Cardoso

 

Os portões do inferno se abriram para o culto ao metal extremo.

Ao cair da noite o público já se aglomerava em frente à tradicional casa de metal paulistana aguardando mais uma edição do festival Profana Aliança Nacional Ritual IV, que se não bastasse atrair uma multidão de headbangers a cada edição, essa multidão é composta por bangers de todo o Brasil, ávidos por testemunhar mais um ritual de blasfêmias em forma de música.

 

E lá fora rola mais do que uma espera: rola uma confraternização com “fósseis” saindo de todo canto do Brasil.

 

Esse ano, assim como nos anteriores, o festival contou com alguns nomes de peso e tradição, verdadeiros patrimônios do metal brazuca.

A noite foi de Warforged, Bode Preto, Kaziklu Bey, Embalmed Souls e Amen Corner.

 

A primeira banda, Embalmed Souls, subiu ao palco bem depois da hora prevista, coisa bem comum na casa, e à meia noite e meia a celebração ao mal começou com os brasilienses que contam com mais de duas décadas de existência, fazendo muitos ali comentarem: “Eu tenho essa música em demo tape ainda”. Banda clássica, competente e coesa no que se propõe a fazer. Death metal sem frescura e com muito profissionalismo.

 

Em seguida mais uma lenda do nosso metal sobe aos palcos para delírios dos ali presentes. Fácil notar que a massa aglomerada em frente ao palco agora se multiplica para receber os curitibanos do Amen Corner, que não tocava em SP há muito tempo. Relembrando os grandes clássicos da banda, fica claro que o Amen Corner era a banda mais esperada da noite, pois o que se viu ali, dificilmente se veria com outra banda: o público em peso ovacionando cada blasfêmia de Paulista e cantando em coro todos os hinos que essa banda compôs em sua notória carreira.

 

Outra banda do sul nos brindou com momentos inesquecíveis: Warforged.  Pra começo de conversa o que eles apresentaram no palco em termos de “visual” já era por si só aterrador. De assustar criancinhas. Mas como criancinha nenhuma havia lá, saudemos o que os ventos do sul têm nos soprado de maligno nos mais recentes anos. Warforged dominou o palco com um “raw” metal direto e impactante. Quem não conhecia a banda, estupefato ficou com a devastação sonora.

 

Em seguida veio a banda Bode Predo. “Sediada” no Piauí, onde o seu guitarra, vocal e mentor Josh S. reside, conta com músicos de São Paulo (Fábio Jhasko), Rio de Janeiro (Adelson), e Salvador (Israel Ferrão). Finalmente se apresentaram em SP e o que se viu deixou a muitos impressionados. Josh domina o palco, com riffs perfeitos e um vocal que surpreende ao vivo. E os demais mostraram garra e vontade. O que se via era uma banda maldosa, um som rápido de tirar o fôlego, cruel, que trazia ao ambiente um clima soturno e também de nostalgia, uma vez que Bode Preto lembra uma coisa que o Brasil nunca esquece: a melhor fase do Sarcófago. Tiraram praticamente todas as músicas do EP Dark Night (que teve músicas ovacionadas!) e do LP recém lançado Inverted Blood. Uma música deste último, Elytron (Succubus), teve a participação dessa que vos escreve, que, humildemente dividiu com Josh os vocais.

 

Uma das últimas músicas foi o cover Crush, Kill, Destroy (preciso mesmo dizer de quem é essa música?), e a versão de Bode Preto ficou ainda mais rápida e mais doentia, com Fábio Jhasko tocando e cantando.

 

Pra fechar a nefasta noite subiu ao palco a horda de Ribeirão Pires/SP, Kaziklu Bey. Apesar da hora mais que adiantada, quase 6 da manhã, muitos ainda estavam ali firmes e fortes assistindo a banda e sorvendo os últimos instantes de blasfêmia que a banda despejava nos presentes. Com músicas cantadas em português, era muito fácil de entender as letras pelos presentes que acompanhavam algumas delas.

 

Pelo que rolava à boca pequena, essa foi a última edição desse festival. Pelos motivos de sempre mais um grande festival se extingue: falta de apoio, retorno mínimo, etc. É uma pena... O Profana Aliança Nacional deixará um buraco na cena.

 

Grande noite com grandes bandas. Grandes momentos. Pra guardar na mente ad eternum!

ProfanaAliancaNacional_SP_CC (1).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (10).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (11).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (12).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (13).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (14).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (15).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (16).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (17).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (18).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (19).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (2).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (20).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (21).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (22).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (23).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (24).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (25).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (26).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (27).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (28).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (29).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (3).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (30).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (31).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (32).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (33).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (34).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (35).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (36).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (37).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (38).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (39).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (4).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (40).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (41).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (42).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (43).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (5).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (6).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (7).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (8).jpg ProfanaAliancaNacional_SP_CC (9).jpg
 
Próximos Shows
Sem Eventos
Busca no site