logotipo
35 anos de rock'n'roll

Conheça nossas redes sociais!

Música do Dia


FINNTROLL - Solsagan

  • Watain: banda confirma única apresentação no Brasil em 2019

    Sexta, 19 de outubro de 2018
  • Cannibal Corpse: “Evisceration Plague” lançado no Brasil

    Quarta, 17 de outubro de 2018
  • Matanza se despede de Pernambuco em festival com bandas locais

    Segunda, 15 de outubro de 2018

Tarja Turunen: elogiada turnê da cantora finlandesa passa por Manaus

TARJA TURUNEN

Teatro Manauara, Manaus/AM  (30/08/2018)

 

Texto e fotos por Francisco Ribeiro

 

A capital da Selva Amazônica, Manaus, respira ótimos ares provenientes de sua grandiosa e exuberante flora. Respira também arte, mais precisamente a música, sendo dominante a música sertaneja estilo "sofrência" denominado e exaltado pelas "massas" do norte do país.

 

No entanto, por apreciação e esforços de algumas produtoras de shows em Manaus, esse costume local vem mudando intensamente. Hoje há varias casas de shows e eventos inerentes ao estilo rock pesado. E uma dessas investidas foi a atração finlandesa Tarja Turunen, ex-cantora do suprassumo do metal sinfônico Nightwish.

 

O evento tão aguardado pelos fãs da Rainha do Metal na atualidade iniciou às 20h com a abertura do show com a banda REC/ALL. Pouco conhecido, o quarteto é composto por membros vorazes do heavy metal brasileiro como Marcelo Barbosa (Angra) na guitarra, Felipe Andreoli (Angra) no baixo, Rod Rossi (voz) e na bateria Pedro Tinello (Almah).

 

O grupo apresentou seu trabalho autoral homônimo, um hard/heavy contemporâneo, limpo, cheio de riffs e solos de primeira linha. Obviamente o comportamento de quem nunca viu foi apreciar aquele som com personalidade e muito sentimento. No final, tocaram Pegasus Fantasy para deleite dos presentes que finalmente corresponderam. Apesar de novos na cena, estão vindo para mostrar um trabalho com um alto nível de talento!

 

Depois, como diz o announcer do UFC Bruce Buffer: "It's time"! O momento sublime esperado pelos presentes. Os músicos da banda vêm chegando um a um , após uma longa introdução, vindo por último a suprema voz do grupo, Tarja, pela primeira vez no "inferno verde", Manaus.

 

Tarja Turunen estava maravilhosa! Sempre bela, entrou com sua indumentária negra cantando No Bitter End do álbum The Shadow Self (2016) com muita energia e uma voz brilhante. Após a finalização da música, interagiu com o público em um diálogo em português, conquistando ainda mais os fãs que responderam com gritos empolgantes.

 

Seguindo a apresentação, tocaram outros sons primorosos dos trabalhos de Tarja, até a chegada da excelente Little Lies que tem um riff poderoso e deixou todos anestesiados. Mais à frente tocaram Diva, um show de harmonia entre os instrumentistas Alex Cholpp (guitarra) e Kevin Chown (baixo), exigindo muito da extensão de voz da rainha, que sinceramente se esforça, mas com nível altíssimo! Ou seja, notório talento natural. E esse dom foi demonstrado na parte acústica do show quando executaram o hit da banda Paralamas do Sucesso Lanterna dos Afogados com Tarja cantando formidavelmente em português arrastando os presentes de forma sublime para essa balada, que já estava "bombando" na internet com o vídeo do show do Rio de Janeiro.

 

Voltaram aos amplificados com Victim Of Ritual, Innocence e Until My Last Breath intercaladas com outros sons. Foram quase duas horas de show com a melhor demonstração de voz que vimos no Norte, executada pela "frontwoman" de uma banda de heavy metal, a diva Tarja. E com seus excelentes músicos, somados ao acolhedor e encantado público manauara. E não podemos deixar de exaltar a produtora Black River que cada vez busca qualidade em seus eventos.

 

Este fato acende um lado positivo! Há 10 anos, desde que quando o Scorpions (Alemanha) e Iron Maiden (Inglaterra) aportaram em nossas terras tribais, a ordem da música mudou por aqui!  Adotamos os costumes da "Manaus Rock City"! Hoje a cidade é um grande centro de produção inerente ao rock pesado, e recebe diversas bandas com excelentes trabalhos autorais e eventos de todos os patamares. Fato nunca visto para o lado do Norte/Nordeste, além de um o outro show. Se depender das pessoas que lutam pelo rock no Amazonas, o inferno sempre será verde!

 

TarjaManaus_Francisco Ribeiro (1).jpg TarjaManaus_Francisco Ribeiro (10).jpg TarjaManaus_Francisco Ribeiro (2).jpg TarjaManaus_Francisco Ribeiro (3).jpg TarjaManaus_Francisco Ribeiro (4).jpg TarjaManaus_Francisco Ribeiro (6).jpg TarjaManaus_Francisco Ribeiro (7).jpg TarjaManaus_Francisco Ribeiro (8).jpg TarjaManaus_Francisco Ribeiro (9).jpg

 
Próximos Shows
Sem Eventos
Busca no site